Este seminário vai de encontro aos pais e profissionais da área da Educação e Saúde que convivem com situações de dificuldades de aprendizagem por parte dos seus filhos ou alunos. Nesta perspectiva, organizamos um encontro de profissionais que irão partilhar os seus conhecimentos, estratégias e experiências que sejam um ponto de partida para um trabalho diferenciado com crianças que têm dificuldade em aprender.
Da parte da manhã, trabalharemos sobre um referencial teórico das dificuldades de aprendizagem, abordaremos os sinais de alerta mais significativos para uma avaliação e diagnóstico atempados. Trabalharemos também o que fazer no caso da detecção de sinais de alerta, olharemos para a realidade face ao enquadramento legal das crianças com dificuldades de aprendizagem e que postura ter face aos diferentes casos, terminaremos a manhã com uma reflexão sobre a postura docente na convivência diária com alunos com dificuldades de aprendizagem.
A tarde será dedicada à apresentação e discussão de estratégias de intervenção optimizadas para o trabalho dos alunos com dificuldades de linguagem, atenção e concentração, lógico-matemática, leitura e escrita. Tendo momentos distintos e dedicados a cada uma das temáticas.
A meio da manhã e tarde será servido um coffee-break a todos os participantes.